quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Município de Bacabeira se prepara para receber siderúrgica

Escrito por João Ricardo, de O Imparcial Online
O anúncio da construção da siderúrgica em Bacabeira já traz alterações na economia do município. Empreendedores começam a se articular para viabilizar uma estrutura mais adequada para o lugar que receberá vários hospedes com o progresso a partir dos próximos anos.
O casal Honorine Duarte Costa e Silvio Magno saíram na frente e já estão construindo kitnets, além de planejarem a construção de um hotel com restaurante e todo o equipamento necessário para o conforto dos hóspedes.
Só os apartamentos levam mil metros quadrados de construção hoteleira, com vistas para o "boom" econômico que Bacabeira deve sentir. Os investimentos do casal chegam a R$ 200 mil, com possibilidade de expansão.
"Sem opções, algumas empresas alugam casas para os funcionários, e eles ficam sem conforto, pois as residências, às vezes, hospedam muita gente. Nós estamos construindo 20 quartos, com 50 m² cada. Além de um hotel com restaurante, mas este ainda está nos planos", disse Honorine.
Com a construção das kitnets e do hotel, o emprego temporário também deve movimentar parte da população que ainda vive do setor primário, como a agricultura.
Estrutura tímida
Bacabeira tem aproximadamente 14 mil habitantes (IBGE/2007) e fica a 49 km de São Luís. A cidade é cortada pela BR-135, uma das mais importantes do estado, dada sua ligação direta com a capital. Mesmo assim, o município dispõe de uma estrutura tímida, com apenas uma pequena pousada aos olhos dos turistas.
Uma cidade que muito tempo foi conhecida somente por ser passagem para municípios como Rosário e Barreirinhas, agora deve tornar-se referência na região. Honorine concorda com a mudança de status do município e, por isso, anuncia mais investimentos.
"Nós estamos comprando tudo que podemos para investirmos na construção de dormitórios de todos os tipos. Ainda temos um sítio, só que é mais afastado do centro da cidade e pode não atrair muitos turistas, por isso ainda não vamos colocar este terreno na lista de empreendimentos", argumentou a empresária.
A entrevista terminou com a esperança de excelentes negócios para Bacabeira e, conseqüentemente, para o casal. Brindando este crescimento, Honorine revelou como deve ser vista a cidade a partir dos investimentos que serão feitos.
"Bacabeira era só um município perto Rosário e de outros mais, mas agora são os outros municípios que serão cidades próximas à Bacabeira".
A SIDERÚRGICA
A Companhia Siderúrgica do Mearim é um consórcio entre a chinesa Boalsteel e a brasileira Vale. O empreendimento de grande porte será construído pelo grupo Arizona Empreendimentos S/A e trará vários investimentos para a cidade. Segundo o prefeito de Bacabeira, Venâncio Filho, o projeto da siderúrgica prevê a reestruturação do município para abrigar o grande investimento e seus efeitos. Escolas, casas e hotéis devem ser construídos, mas a maior discussão sobre a siderúrgica ainda é sobre os efeitos negativos que ela pode trazer ao meio ambiente.
Fonte: O Imparcical Online

12 comentários:

Anônimo disse...

Boa Noite, Gostaria de sabe onde estão feitas as inscrições para a capacitação para a siderurgia, houve uma palestra no sabado no sebrae-Ma, mais não conseguir informações sobre as inscrições.

Anônimo disse...

Boa Noite, Gostaria de sabe onde estão feitas as inscrições para a capacitação para a siderurgia, houve uma palestra no sabado no sebrae-Ma, mais não conseguir informações sobre as inscrições.
se possivel envie a resposta para maciel_denise@hotmail.com

lidianne disse...

Bom dia!!! Meu nome é Lidianne e gostaria de saber onde está sendo feita a inscrição. Por favor, se possível, mande-me a resposta para o email: lksnunes@hotmail.com
Agradeço desde já.

Cleidy disse...

Olá sou estudante do curso de petroleo e gas e gostaria de saber se vai haver seleçao nessa area? Como faço para atuar nessa area? cleidymar@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola! Meu nome é Milena e gostaria de saber se a empresa Petronorte tem alguma coisa aver com a instalação dessa siderúrgica de bacabeira e qual o seu papel.
Mande a resposta para o meu e-mail se possivel.Meu e-mail é: milenaferreira_001@yahoo.com.br

Anônimo disse...

ola..meu nome e carlos sou formado em tecnico de enfermagem gostaria de saber se havera vargas para essa area.aguardo a resposta meu imail e :frank.solrac@gmail.com

regina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
regina disse...

Olá! Meu nome é Regina Kelly, sou formada em tecnico metalurgico, queria informações se irá ter vagas para a minha formação, por favor se tiver vagas me responda nesse email. reginakelly_2007@hotmail.com...
Atenciosamente R.K.

Anônimo disse...

Olá! tenho experiência na área administrativa, suprimentos de materiais e equipamentos.
Trabalhei na Odebrecht - Angola e outras multi-nacionais.
Moro em São Luis mas tenho disponibilidade para trabalhar em outros locais.
Onde devo entregar meu Curriculum.
Obrigada!

cida.msouza@hotmail.com

Maria Aparecida de Souza disse...

Olá! tenho experiência na área administrativa, suprimentos de materiais e equipamentos.
Trabalhei na Odebrecht - Angola e outras multi-nacionais.
Moro em São Luis mas tenho disponibilidade para trabalhar em outros locais.
Onde devo entregar meu Curriculum.
Obrigada!

cida.msouza@hotmail.com

Léo playson disse...

Bom Dia sou estudante do curso de petroleo e gás e gostaria de saber se vai haver seleção nessa aréa? espero sua resposta pelo e-mail jean.2008.@hotmail.com

gasparbele@2hotmail.com disse...

Estou recem chegada do Rio De Janeiro,queria saber como faço para deixar um curriculo;sou motorista categoria"D"habilitada desde 1997.Caso tenham uma vaga que possam me aproveitar,aguardo resposta no e-mailgasparbele@hotmail.com.Desde já obrigada.